Como a Teoria dos Arquétipos pode ajudar na construção na sua marca

Arquétipo é um conceito da Psicologia, aplicado as marcas.

A Teoria dos Arquétipos foi criada por Carl Jung, psiquiatra, para se referir às experiências humanas transmitidas por mitos, lendas e contos. São grandes estereótipos das formas de agir e pensar que a humanidade usa há milénios para contar histórias.

Cada arquétipo é como se fosse um personagem. São as representações do nosso inconsciente coletivo.

Pra que servem os arquétipos?

No mundo do marketing e comunicação, diria que para diferenciar-se da concorrência.

Mesmo se você oferecer um produto exatamente igual e ter uma apresentação visual muito semelhante ao do seu concorrente, traços da personalidade da marca podem mostrar ao público as suas diferenças.

O Arquétipo pode ser mais uma camada de complexidade que ajudará a sua marca a construir a uma identidade.

➡ Faça aqui o teste para descobrir o seu arquétipo ⬅️

Após feito o teste, entre os 3 primeiros resultados, escolha 1 para ser o “arquétipo dominante” + 2 “secundários” (obs: o nº 1 do seu resultado no teste acima não precisa ser necessariamente o seu “arquétipo dominante”, fica a seu critério). 

Assim, você pode adequar a personalidade da sua marca a partir de um dos arquétipos e desenvolver a sua comunicação com base em “o que esse arquétipo faria?”.

Conheça os arquétipos 👇🏼

O Cara Comum

O Herói

É aquela marca que representa as pessoas que possuem o desejo de pertencer ao grupo, das pessoas que não gostam de “ser diferente” e sim, “se encaixar”.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Visa, Nivea, Dove.

Palavras chave: pertencer, senso de comunidade, democracia, rotina, sociável, amigo, não quer se destacar, negócios locais, democrático, gera identificação, horizontalidade, flexibilidade.(ex: Papa Francisco)

Acredita que com vontade, dedicação e coragem é possível conquistar qualquer coisa e, portanto, não mede esforços para isso.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são a Nike e a Redbull.

Palavras-chave: disciplinado(a), desafios, coragem, competição, treinos, orientado a vendas. Quer conquistar objetivos. Não tem medo, quer causar impacto e se sentir vencedor(a). (ex: Mulher Maravilha)

O(A) Criador(a)

O(A) Inocente

A paixão do(a) Criador(a) é a autoexpressão na forma material. O artista faz uma obra que reflete a sua autenticidade. A empresária cria um negócio da sua maneira.

Possui muita criatividade e pensa sempre em fazer coisas únicas.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Apple, Adobe, Lego, Pinterest, Faber Castel, Morzat, Leonardo da vinci, Pablo Picasso, Lady Gaga.

Palavras-chave: Imaginação, vocação, vocação, empreendedor(a), intuição.(ex: Lady Gaga)

 

Deseja ser feliz acima de tudo e acredita num mundo melhor onde todos podem ser quem desejam e que a vida não precisa ser dura. 

O Inocente é atrativo nesta época frenética e stressante, porque ele promete que você poderá sair da pista de alta velocidade, relaxar e desfrutar realmente a vida — que pode ser simples, boa e descomplicada.

O arquétipo do Inocente está associado aos prazeres simples e a um atributo saudável.

Algumas marcas que utilizam o arquétipo do Inocente são: Disney, Coca Cola e o McDonald’s

Palavras-chave: nostalgia, retrô, criança, sonhador(a), positividade, esperança, ingenuidade, acolhedor(a), bondade, verdadeiro(a). (ex: Tom Hanks)

O Mago

O Bobo da corte

Está sempre em busca das leis fundamentais do universo, a misturar conhecimentos ocultos, religião, ciência e tecnologia. Convidam a olhar para dentro (psicólogos, mentores espirituais, astrologia, coachs…).

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Disney, app Shazan, Smirnoff, Mastercard, Axe

Palavras-chave: pense positivo, cura, transformação, “pense e pode acontecer”, meditação, cura interior, propósito, holístico. (ex: Gandalf)

É um arquétipo que aposta no humor, na ideia de viver o momento e aproveitar ao máximo sem se importar com o que as outras pessoas vão pensar.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Pepsi, M&M, Trident, Netflix, Cheetos.

Palavras-chave: Humor, carpe diem, quebra de rotina. Sempre a fazer uma piada. Alegria, sarcasmo, ironia, diversão. Esperto, inteligente. Não quer se aborrecer, quer pertencer ao grupo. (ex: Gregório Duvivier)

O Explorador

O Rebelde

Tem a liberdade como valor mais importante, procura fugir do tédio e experimentar algo novo sempre que pode. Não é apegado(a), quer realizar uma busca individual.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: LandRover, Discovery Channels, Timberland, Amazon, Starbucks, Nubank, Spotify, Blog de viagens.

Palavras-chave: Aventureiro(a), liberdade, identidade, autenticidade. (ex: Indiana Jones)

Gosta de quebrar regras, chamar atenção para si e é fiel aos seus próprios valores (e não aqueles considerados certos pelos outros). Acreditam que não precisam aceitar as coisas como está e não querem se calar.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Harley Davidson, MTV, Madonna.

Palavras-chave: ativista, questionador(a), espirito jovem, impacto, causas fortes (vegetarianismo, feminismo), revolução. (ex: Tokyo, La casa de papel)

O(A) Cuidador(a)

O(A) Governante

O Cuidador é altruísta, movido pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros.

O Cuidador é uma boa identidade para marca às quais o serviço ao consumidor proporciona uma vantagem competitiva, para aquelas que oferecem apoio às famílias. Também é comum esse arquétipo em setores relacionados a saúde e educação, que ajuda as pessoas a cuidarem de si mesmas ou que as ajude a enfrentar as suas obrigações com mais facilidade.

Você pode se inspirar em marcas que utilizam esta personalidade, como Johnson & Johnson, UNICEF e a Volvo.

Palavras-chave: empatia, prestativo, zelo, dificuldade de dizer não. (ex: Monja Coen)

Este arquétipo exerce o poder, não importa a esfera de atuação. É responsável e gosta de ter o controle.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Rolls Royce, Microsoft, Johnnie Walker, Globo, Hugo Gloss, Mercede.

Palavras-chave: clássico, poder, luxo. Liderança (ex: Oprah Winfrey)

O(A) Amante

O(A) Sábio(a)

O seu foco está em relacionar-se com outras pessoas, em valorizar a beleza e o romance. O arquétipo do Amante governa todos os tipos de amor (parental, amizade, relacionamento amoroso, etc) mas dá mais importância ao amor romântico e o amor próprio.

O seu foco está em relacionar-se com outras pessoas, em valorizar a beleza e o romance.  Ligado a estética, moda, arquitetura, gastronomia. 

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são: Victoria Secret, Channel e Tinder.

Palavras-chave: Sensual, sensorial, belo, sensibilidade, romance. Chama atenção. (ex: Samatha Jones, Sex and the city)

Deseja entender o mundo através do estudo e da autorreflexão, é metódico e detalhista e acredita que a verdade é libertadora. Quanto mais conhecimento, melhor. Ajuda as pessoas a tomarem decisões inteligentes.

Eles depositam a sua fé na capacidade humana para aprender e crescer, o que nos permite criar um mundo melhor. No processo, eles querem ser livres para pensar por si e sustentar as suas próprias opiniões.

Algumas marcas que utilizam este arquétipo são a Harvard, a CNN, e o Google, TEDx, Medium, Instituições ensino, consultoras, The New York Times, The Wall Street Journal, Yahoo!

Algumas pessoas que utilizam este arquétipo são Sócrates, Buda, Albert Einstein, Oprah Winfrey, Sherlock Holmes

Palavras-chave: especialista, mentor. Professores, pesquisadores, analista. Bibliotecas, laboratórios, universidades, livros.(ex: sheldon, The big bang theory)

Qual destes arquétipos é o da sua marca? A sua comunicação reflete essa decisão?

Se precisar de ajuda na estratégia digital da sua marca (para se posicionar de forma mais autêntica) entra em contacto comigo e terei muito prazer em ajudar!